início

A paróquia

Estrutura Pastoral

Ig. do Rosário

Fotos

Vídeos

Diáconos

Pastoral Familiar

Secretaria, Pastorais e Serviços acesse seu e-mail da Trindade

TECLE AQUI

Acessar Webmail

logo

Sugerimos

Vaticano CNBB Arquidicese de Belém01 Zenit Rede Nazaré Canção Nova CCFC Católico Orante Catolica Net Hemopa
VATICANO CNBB ARQUIDIOCESE DE BELÉM ZENIT FUNDAÇÃO NAZARÉ CANÇÃO NOVA CCFC CATÓLICO ORANTE CATÓLICA NET HEMOPA - DOE SANGUE

familiar02

Pastoral Familiar

 - O que é a Pastoral Familiar ?

É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

- Como Começou ?

No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II dedicou atenção especial à família.

No Brasil, a Pastoral Familiar começou a sistematizar a sua caminhada na década de 80, onde foram realizados vários encontros nacionais com os representantes de alguns movimentos e serviços familiares.

Em 1981, no IV Sínodo dos Bispos, foi promulgado a Exortação Apostólica FamiliarisConsortio sobre a missão da família cristã no mundo de hoje.

Desde então, foram realizadas muitas ações pela Igreja no Brasil, mas, percebe-se que a missão da Pastoral Familiar é muito mais ampla, urgente e indispensável.

Atualmente, a pastoral familiar pode contribuir para que a família seja reconhecida e vivida como lugar não somente de sacrifício, mas também de realização humana, a mais intensa possível na experiência de paternidade, de maternidade, de filiação, como estrutura de um pertencer que desperte crescimento, maturidade, e proporcione satisfação (cf. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2008-2010, n. 129).

Por isso, a família deve ser ajudada por uma pastoral familiar intensa e vigorosa (cf. Bento XVI, Discurso inaugural, Aparecida, 2007, n. 5).

- Missão:

A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares.

Para isso, é imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família.

A Pastoral Familiar possui quatro metas principais:

 1ª.- Fazer da família uma comunidade cristã;
 2ª.- Fazer com que a família seja santuário da vida;
 3ª.- Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;
 4ª.- Tornar a família missionária e Igreja doméstica.

- Objetivos:

 1º.- Formar agentes qualificados;
 2º.- Acolher toda família a partir da realidade em que se encontra;
 3º.- Santificar os laços familiares;
 4º.- Apoiar a família no seu papel educador;
 5º.- Promover a missão em família;
 6º.- Valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;
 7º.- Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais e movimentos eclesiais;
 8º.- Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.

Como está organizada

Considerando a realidade brasileira e a experiência eclesial, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, propõe a seguinte organização em nível diocesano e paroquial:

a) - Setor Pré-Matrimonial
b) - Setor Pós-Matrimonial
c) - Setor Casos Especiais

- Pastoral Orgânica:

A Pastoral Familiar constrói sua organicidade buscando estabelecer cooperação com outras iniciativas da Igreja, no estilo Corpo de Cristo.

É uma pastoral bastante abrangente, inclui o casal, os filhos, os parentes, a comunidade e a sociedade. Por isso, deve trabalhar com as outras pastorais, porque tudo parte da família e, ao mesmo tempo tudo se dirige à família, é voltada para a família, “um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora”. E, nela todas as pessoas têm lugar, todas as pastorais, movimentos, serviços e institutos, de uma maneira ou de outra, têm sua contribuição a dar, como também sua contribuição a receber.

A Pastoral Familiar surge como uma resposta da Igreja em favor da família que, agredida, se desestrutura e tem dificuldades de existir, evangelizar os relacionamentos, e formar cidadãos.

Já dizia João Paulo II que “o futuro da humanidade passa pela família”. Isso significa que na medida em que descuidamos dessa instituição básica da sociedade que é a família, na medida em que não a reconstruirmos e fortalecermos, na medida em que a deixamos ir à deriva e não lhe dermos condições ótimas de cumprir sua vocação e sua missão, nessa medida, o futuro da humanidade fica ameaçado. A família é essencial para construir um futuro digno para a sociedade humana. A verdade é que tudo passa pela família. Para o ser humano, tudo se inicia na família. Ali são postos os fundamentos sobre os quais se constrói a vida de cada um. Na medida em que esta passagem pela família for desastrosa, também o futuro será desastroso e na medida em que esta passagem for positiva, educadora, personalizada, socializadora, o futuro será bom (CNBB, Encarte do Boletim Semana, 21/08/2003, n. 694).


Somos a Pastoral Familiar.
 

AGENTES DA PASTORAL
NOME
TELEFONE
EMAIL
CASAL COORDENADOR
CÉSAR
98118-0465
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SANDRA
98118-0466
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CASAL COORDENADOR SETOR PRÉ-MATRIMÔNIO
MARCUS BRASIL 99240-0560 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
JOELMA 99160-0558 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CASAL COORDENADOR SETOR PÓS-MATRIMÔNIO
APARÍCIO
99161-3464
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
LUCIANA
99101-2226
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CASAL COORDENADOR SETOR CASOS ESPECIAIS
CARLOS
98115-5048
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SANNY
98113-1320
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Comentários   

+1 # Deus abençõeBeltrão 09-11-2017 12:23
Que Deus abençoe a todos os membros da Pastoral Familiar.
Responder

Menu

início

A paróquia

Estrutura Pastoral

Ig. do Rosário

Fotos

Vídeos

Diáconos

papa"Hoje, ser verdadeiro discípulo de Jesus significa aderir também à sua proposta de não-violência."
 
Papa Francisco
Leia mais sobre "A não-violência: estilo de uma política para a paz", AQUI.

Acesse as Redes Sociais da Santíssima Trindade, siga e fique por dentro de tudo da Paróquia 

face twitter instagram  

Entre em contato

  • Pça. Barão do Rio Branco,71
    Bairro da Campina
  • Belém do Pará Cep:66015060
  •  (91) 3323 4871

Artigos do Blog