Vox Dei nº 414 de 28 de agosto de 2016

Dias intensos de orações e catequeses em torno de Jesus Eucarístico foram vividos em Belém, de 15 a 21 de agosto corrente. Pela segunda vez em sua história, a nossa Capital sediou o Congresso Eucarístico Nacional, o XVII no Brasil. A primeira ocasião foi em 1953 e, a exemplo deste, o de agora foi novamente um grandioso evento, no ano comemorativo dos 400 anos da Cidade e dos 400 anos de Evangelização da Amazônia. Com extensa programação, o Congresso foi vivido intensamente em todas as Paróquias de Belém.

Em vários cenários aconteceram eventos e celebrações: Estádio Mangueirão, Congressos com os temas “Catequese e Eucaristia”, (região Menino Deus) “Evangelização e Eucaristia”, (São João Batista) “Caridade e Eucaristia”, (São Vicente de Paulo) “O Mistério do Sofrimento e a Eucaristia”, (Santa Cruz) “Família e Eucaristia” (Sant’Ana) “Juventude e Eucaristia”, (Santa Maria Goretti) “Maria, Mulher Eucarística”, (Basílica de Nazaré); o Portal da Amazônia, recepcionando a procissão fluvial vinda de Manaus, pelo Rio Amazonas, culminando com um show do Padre Reginaldo Manzotti, além do CAN e das ruas de Belém com a Procissão Eucarística.

A Paróquia da Trindade cumpriu uma vasta programação com confissões, missas celebradas em ritos, tanto na Sede quanto na Igreja do Rosário, assim como uma catequese feita pelo Bispo do Xingu, Dom João Muniz, com o tema “Família , a Escola da Fé”. O auditório do Centro Social Monsenhor Geraldo ficou lotado de participantes.

Famílias alojaram generosamente peregrinos vindos de outras localidades para participar do CEN/2016, colocando a tão emblemática hospitalidade paraense mais uma vez a serviço da partilha e da fé. A presença do Legado Pontifício, o representante do Papa em nações estrangeiras, conferiu dimensão especial ao Congresso. Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, foi esse representante e presidiu as principais celebrações do CEN/2016.

Com os temas “Catequese e Eucaristia”, (região Menino Deus) “Evangelização e Eucaristia”, (São João Batista) “Caridade e Eucaristia”, (São Vicente de Paulo) “O Mistério do sofrimento e a Eucaristia”, (Santa Cruz) “Família e Eucaristia” (Sant’Ana) “Juventude e Eucaristia”, (Santa Maria Goretti) “Maria, Mulher Eucarística”, (Basílica de Nazaré) foram realizados congressos temáticos muito concorridos.

Milhares de crianças tiveram a oportunidade única de fazer seu encontro pessoal com Jesus Eucarístico fazendo sua primeira Eucaristia em linda e emocionante celebração no Mangueirão.

Está de parabéns o nosso Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa, que conduziu magistralmente a equipe responsável para que tudo estivesse perfeito e à altura de Jesus Eucarístico, assim como todo o clero e o voluntariado que trabalhou incansavelmente pelo sucesso do evento, além da TV Nazaré com suas transmissões ao vivo.